Agricultura e Ambiente

Coleção de Materiais Didáticos

Actividades Agrículas e Ambiente


As actividades agro-pecuárias apresentam forte impacto ambiental, particularmente ao nível do solo e da água, sendo também responsáveis pela emissão de gases com efeito de estufa e de amoníaco, maus cheiros e fumos em geral.
Para além dos aspectos de perda de qualidade do ar com origem nas actividades agro-pecuárias, são revistas as principais causas de degradação da fertilidade do solo, nomeadamente erosão, acidificação, compactação, salinização e contaminação com metais pesados e alguns micropoluentes orgânicos, bem como os principais efeitos do uso incontrolado de fertilizantes e produtos fitofarmacêuticos sobre a qualidade de águas superficiais e subterrâneas.

Referem-se algumas boas práticas agrícolas capazes de prevenir ou reduzir os impactos negativos das actividades agro-pecuárias sobre a qualidade do ar, a fertilidade do solo e a qualidade da água.

  Descarregar o Manual
  Descarregar o Apresentação PowerPoint

   Sobre a autora


Fátima Calouro

Engenheira Agrónoma pelo Instituto Superior de Agronomia e Doutorada em Engenharia Agronómica, pelo mesmo Instituto. Responsável pelo Departamento de Fertilizantes e Protecção do Ambiente do Laboratório Químico Agrícola Rebelo da Silva desde 2001, tendo assumido o cargo de Directora do mesmo Laboratório em 2002.

Responsável ou co-responsável pela concepção e/ou direcção científica de sete projectos de investigação na área da fertilização e nutrição das culturas agrícolas e do ambiente, tendo integrado as equipas cientificas de mais de vinte e nove projectos de investigação e experimentação nas áreas científicas referidas.

É autora ou co-autora de vinte e cinco artigos publicados em revistas nacionais e estrangeiras de ciência e tecnologia com painel de avaliadores, bem como de sessenta comunicações publicadas em livros de actas de congressos, doze publicações institucionais e sete monografias.