Agricultura e Ambiente

Coleção de Materiais Didáticos

Utilização de Produtos Fitofarmacêuticos na Agricultura


Os Produtos fitofarmacêuticos (Pf) são «ferramentas» imprescindíveis numa Agricultura moderna, com influência na quantidade e na qualidade das colheitas. Na sua maioria são produtos químicos e, por isso, podem ter associados alguns riscos que não devem ser ignorados.

A sua comercialização e utilização estão dependentes de uma Homologação, que conduz a uma Autorização de Venda (AV) atribuída pela DGPC, após estudo e análise exaustivos das suas propriedades e características. É um processo rigoroso que garante eficácia e segurança a cada Pf, quando usado nas finalidades e nas condições para as quais obteve a AV e que constam do respectivo Rótulo.

A Homologação tem por suporte legislação comunitária e nacional, onde a Segurança para o Homem (consumidor, aplicador ou trabalhador), para o Ambiente e para os Organismos Auxiliares é privilegiada.

  Descarregar o Manual
  Descarregar o Apresentação PowerPoint

   Sobre o autor


João Santos Simões

Engenheiro Agrónomo pelo Instituto Superior de Agronomia na especialidade de Fitopatologia, com Tese final de curso sobre Herbicidas, quando (1965) esta área principiava o seu desenvolvimento. Iniciou a sua carreira profissional no então Laboratório de Fitofarmacologia, embrião da actual DGPC, vindo posteriormente a optar por trabalhar no sector empresarial privado - Bayer Portugal (1967-1974), Ciba-Geigy (1974-1997) e Novartis Agro (1997-2001).

Após 2001 exerce funções de Consultor e faz Formação em Protecção de Plantas. Possui vários cursos pós-graduação e vasta experiência de acção e liderança transnacionais. Tem cerca de quatro dezenas de trabalhos publicados e dispersos por Workshops, Simpósios, Congressos, Jornais ou Revistas da especialidade.