SPI colabora em evento entre Clusters Europeus e Tailandeses na área da saúde, em Bangkok

26 Setembro 2017

 

A European Cluster Collaboration Platform (ECCP), em colaboração com o Innovation and Technology Assistance Program (ITAP) sob a Thailand National Science and Technology Development Agency (NSTDA), organizaram o evento “EU - Thailand Cluster Cooperation and Matchmaking” entre clusters europeus e tailandeses, que decorreu em Bangkok nos dias 6, 7 e 8 de setembro. O objetivo geral do evento foi facilitar o acesso ao mercado tailandês, especificamente na indústria da saúde, aos clusters europeus por meio de uma estreita colaboração com organizações locais

A delegação de clusters europeus foi composta por 9 clusters relacionados com o setor da saúde, nomeadamente, Hellenic BioCluster (Grécia), Future Position X (Suécia), AgroFood Regional Cluster (Roménia), Medicine Estonia Cluster (Estónia), RoHealth (Roménia), Transylvania Regional Balneotourism Cluster (Roménia), Laser & Engineering Technologies Cluster (Lituânia), Lithuanian Medical Tourism Cluster (Lituânia) and Information Technologies in Medicine (Lituânia).

O evento contou com diversas atividades dirigidas a proporcionar à delegação europeia conhecimentos sobre o mercado do setor da saúde, assim como a estabelecer contactos com atores públicos e privados relevantes. Durante a manhã do dia 6 de setembro, a ECCP e a ITAP organizaram um seminário de cooperação de clusters que foi inaugurado pelo Dr.Chanwit Tribuddharat, Vice-Presidente em funções do NSTDA; pela Dra. Isabelle de Stobbeleir, Primeira Secretaria da Delegação da União Europeia na Tailândia; e pela Dra. Ina Marčiulionytė, Embaixadora da República da Lituânia na China e na Tailândia.

Este seminário incluiu várias sessões focadas em informar as organizações europeias e tailandesas sobre as oportunidades de mercado e as iniciativas existentes para promover a cooperação entre clusters europeus e tailandeses. Neste contexto, foram apresentadas diferentes iniciativas europeias, como por exemplo a ECCP, o EU Gateway Business Avenues e o South- East Asia IPR SME Helpdesk. Para uma melhor compreensão do contexto tailandês, além das iniciativas europeias, um representante do Thailand Board of Investment (BOI) apresentou as principais oportunidades e barreiras para as empresas europeias no setor da saúde tailandês, e um representante da National Science Technology and Innovation Policy Office (STI) ofereceu uma visão global do Sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação no âmbito da indústria médica. Ademais, o seminário também incluiu pequenas apresentações de cada cluster, tanto europeus como tailandeses, facilitando o networking durante as pausas e durante a sessão de matchmaking realizada na tarde do dia 6 de setembro. Na totalidade do evento, efetuaram-se cerca de 55 reuniões entre organizações europeias e tailandesas (uma média de 6 reuniões por participante europeu). Para mais detalhes, por favor consulte a agenda do evento em anexo.

No dia 7 de setembro, a delegação europeia visitou as instalações dos atores públicos e privados mais relevantes do setor médico tailandês. O primeiro local visitado foi a Chulalongkorn University, onde a delegação pôde conhecer as instalações do Cognitive Fitness Centre e vários laboratórios da Faculdade de Medicina. Depois disto, a delegação reuniu-se com vários representantes do Hospital de Bangkok, pertencente ao Group Bangkok Dusit Medical Services (BDMS), que possui mais de 45 hospitais e clínicas na Tailândia e no Camboja. Esta visita ajudou os delegados a ter uma perspetiva geral sobre uma das empresas de saúde mais importantes no sudoeste asiático, conhecendo o seu funcionamento e quais são as suas prioridades. Finalmente, a delegação visitou uma das empresas que formam parte do BDMS, a N Health, empresa líder no mercado da região ASEAN no fornecimento de serviços de laboratório e outros serviços médicos.

E para concluir, no último dia do evento, 8 de setembro, a delegação de clusters europeus visitou a Medical Fair Thailand 2017, onde tiveram a oportunidade de percorrer os stands de diversos fornecedores de equipamentos e tecnologias médicas tanto tailandeses como do resto do continente asiático.