SPI realiza missão ao Brasil no âmbito do projeto INCOBRA

10 Abril 2018

 

A Sociedade Portuguesa de Inovação (SPI) organizou, entre os dias 21 e 28 de Março, uma missão ao Brasil no âmbito do projeto INCOBRA: Increasing International STI Cooperation between Brazil and European Union. A missão incluiu a realização de dois Info Days, reuniões de consórcio e um Scoping Workshop.

A primeira atividade decorreu no dia 21 de Março e consistiu num Info Day, realizado em Recife (Pernambuco), tendo como objetivo fomentar a participação de agentes brasileiros no programa europeu Horizonte 2020. O evento serviu para elucidar as empresas, investigadores e entidades brasileiras sobre as oportunidades de obtenção de financiamento para atividades de Investigação, Desenvolvimento e Inovação (IDI) no âmbito do referido programa. Estiveram presentes um total de 157 participantes, maioritariamente oriundos de Pernambuco.

Nos dias 22 e 23 de Março foram realizadas reuniões de consórcio do projeto INCOBRA, onde foram debatidas as atividades do projeto e as próximas etapas. O Scoping Workshop ocorreu durante os dias 26 e 27 de Março em São Paulo, tendo reunido agências de financiamento à inovação europeias e brasileiras. O último dia da missão (28 de Março) ficou reservado à realização de outro Info Day, desta vez em Porto Alegre (Rio Grande do Sul), novamente com a intenção de incentivar a participação de entidades brasileira no programa Horizonte 2020.  

O projeto INCOBRA é coordenado pela SPI e apoiado por outras 13 instituições, do Brasil e da União Europeia. Sendo financiado pelo Horizonte 2020, o projeto busca construir uma plataforma capaz de facilitar a interação entre entidades brasileiras e europeias de ciência, tecnologia e inovação (CT&I).