A SPI é parceira num projecto Erasmus + “iFEMPOWER: Interactive and mentorship based FEMale emPOWERment in the field of entrepreneurship” e participou na reunião oficial de arranque realizada na Universidade Privada Sigmund Freud, em Viena, Áustria.

27 Setembro 2018

 

A Sociedade Portuguesa de Inovação (SPI) é parceira num projecto Erasmus + “iFEMPOWER: Interactive and mentorship based FEMale emPOWERment in the field of entrepreneurship” e participou na reunião oficial de arranque realizada nos dias 13 e 14 de setembro de 2018 na Universidade Privada Sigmund Freud, em Viena, Áustria.

O projeto de 3 anos é coordenado pela HÉTFA da Hungria e será implementado no âmbito do programa Erasmus + KA2: Parceria estratégica no domínio do ensino superior. O projeto iFEMPOWER procura capacitar estudantes universitárias do sexo feminino para se envolverem no trabalho por conta própria e empreendedorismo, especialmente.

 

O projeto começará com uma pesquisa aprofundada sobre mulheres empreendedoras em cada país parceiro, com base em entrevistas pessoais e grupos de foco. Isto irá analisar a situação atual e os desafios enfrentados pelas mulheres empresárias.

Em seguida, um currículo internacional para um módulo complexo será desenvolvido por parceiros dos três pilares do triângulo do conhecimento, ou seja, empresas, organizações de apoio às empresas, a academia e as universidades.

O módulo apoiará estudantes universitárias de qualquer área para ampliar os seus conhecimentos sobre tópicos relacionados com empreendedorismo, com especial atenção ao equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Também será fornecida formação prática, melhorando as “hard” e “soft skills”. As universidades parceiras irão testar o currículo, nomeadamente a Universidade Corvinus de Budapeste (Hungria), a Universidade Sigmund Freud (Viena), a Universidade Bifröst (Islândia) e a Universidade Sapientia Húngara da Transilvânia (Roménia).

 

O projeto representa uma abordagem inovadora e participativa, fornecendo um programa de orientação para estudantes, conectando-as aos empreendedores. A iFEMPOWER também lançará consultoria pessoal para fornecer mais apoio à sua participação por meio dos pontos de aconselhamento de empreendedorismo feminino lançados em cada instituição parceira. Além disso, através de um kit de ferramentas on-line, todos os materiais desenvolvidos e informações necessárias estarão acessíveis.

A parceria do iFEMPOWER é composta pelas seguintes organizações: HÉTFA (HU), Andalucía Empreende (ES), Oneco Consulting S.L. (ES), Sigmund Freud Privatuniversität Wien (AT), Sociedade Portuguesa de Inovação (PT), Universidade Bifröst (IS), Universidade Corvinus de Budapeste (HU), Sapientia Universidade Húngara da Transilvânia (RO), Steinbeis GmbH & Co.KG für Transferência de tecnologia (DE).

Além disso, os seguintes parceiros associados contribuem para o projeto:
•    Lean no Femspace (AT),
•    Grupo PONT (RO),
•    Direcção de Trabalho da Islândia (IS).


A SPI, representada por Martha Octavia e Mariana Marques da equipa internacional da SPI, participou na reunião e apresentou as tarefas da SPI no projeto. O site oficial e os canais de média social do projetoficarão disponíveis em breve. Até então, para mais detalhes fique atento! Veja mais fotos da reunião de lançamento aqui e o vídeo aqui.