A 2ª reunião anual do projeto COMFOCUS “Making it happen!” teve lugar na SPI durante os dias 9 e 10 de fevereiro de 2023!
A SPI é responsável pela comunicação, divulgação e também exploração do projeto.
Os objetivos gerais da reunião foram os seguintes:
- “To make it happen”: levar o COMFOCUS ao ponto de viragem e demonstrar uma infraestrutura integrada de dados e pesquisa no campo do Food Consumer Science (FCS);
- Estimular interligações e cooperações entre Networking Activities (NA), Joint Research Activities (JRA) e Virtual and Transnational access (VA/TNA).
Para além das reuniões plenárias, a agenda do evento incluiu várias sessões de trabalho paralelas, como o Stakeholder Forum e a reunião do International Advisory Board.
Na sessão plenária relativa às Open Calls foi anunciado o início do processo de candidatura, juntamente com o roteiro sobre os próximos passos dos candidatos e informação sobre as oportunidades oferecidas pela Toolbox do COMFOCUS.
Durante a parte interativa da sessão sobre comunicação e divulgação apresentada pela SPI, os participantes tiveram a oportunidade de manifestar a sua visão sobre como deverão ser os próximos passos na estratégia de divulgação do COMFOCUS.
Durante a sessão plenária sobre o protótipo de software do parceiro Noldus Hub, os participantes foram informados sobre como o uso de tecnologias emergentes, como o rastreamento ocular, pode ser acompanhado e registado em tempo real.
No Stakeholder Forum foi discutido com os stakeholders o estado do projeto COMFOCUS, as expectativas mútuas, as oportunidades das Open Calls, e finalmente, possibilidades de colaboração na área de comunicação e divulgação.
Durante a reunião com os membros do International Advisory Board, estes expressaram várias sugestões sobre como melhorar a visibilidade do projeto por meio da comunicação e divulgação. Os membros foram atualizados sobre a harmonização tecnológica de dados e discutiram diferentes abordagens sobre o ramo da ontologia dentro do COMFOCUS.
Foi um encontro inspirador e frutificativo, os participantes resumiram as questões práticas e os desafios teóricos do projeto. Os desafios futuros do COMFOCUS passarão de como o mesmo pode contribuir para a passagem de paradigma na área do Food Consumer Science, passando de um projeto para uma organização viável com um plano de negócios definido e progredindo para uma comunidade mais avançada.
Consulte o site do projeto para mais informações: https://comfocus.eu