SPI – Sociedade Portuguesa de Inovação

A SPI participou da reunião de lançamento do projeto GlycanTrigger em Porto, Portugal

IMG-20230314-WA0001

A SPI participou da reunião de lançamento do projeto GlycanTrigger em Porto, Portugal

Nos dias 13 e 14 de março, a SPI – Sociedade Portuguesa de Inovação participou na reunião de arranque do projeto GlycanTrigger – Glycans as master triggers of health to intestinal inflammation transition. A reunião teve lugar na Fundação Engenheiro António de Almeida, no Porto, Portugal.

O projeto é financiado no âmbito das Research and Innovation Actions do Programa Horizonte Europa da Comissão Europeia e foca-se no estudo dos eventos que ocorrem entre fase assintomática e o diagnóstico de doenças inflamatórias intestinais. O GlycanTrigger pretende investigar como as alterações na composição de glicanos (cadeias de açúcar) expostos na superfície da mucosa intestinal (glicoma intestinal) atuam como um evento primário que desregula os mecanismos locais e sistémicos que levam à inflamação. O projeto está a explorar o novo conceito de “imitação de glicanos”, ou seja, a ideia de que certas moléculas podem imitar ou assemelhar-se ao código de açúcar (o glicoma) encontrado no nosso corpo e enganar o nosso sistema imunitário, causando inflamação no sistema digestivo.

O projeto GlycanTrigger terá a duração de 6 anos e reúne 9 parceiros de 7 países diferentes da UE (Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S) – Portugal; Leiden University Medical Center (LUMC), Holanda; Sorbonne University, França;  Charité – Universitätsmedizin Berlin, Alemanha; GLSMED Learning Health (GLSMED LH), Portugal;  European Federation of Crohn’s and Ulcerative Colitis Associations (EFCCA), Bélgica; and Sociedade Portuguesa de Inovação (SPI), Portugal) and 2 non-EU countries (Ichan School of Medicine, Estados Unidos da América; Ludger Limited, Reino Unido). O projeto começou em janeiro de 2023 e é coordenado pelo i3S.

A SPI é a organização responsável pelas atividades de Comunicação, Disseminação e Valorização de Resultados e foi representada por Raquel Almeida, Diana Sousa e Beatriz Mendes, que realizaram uma apresentação interativa, onde os participantes foram encorajados a partilhar a sua visão sobre os próximos passos da estratégia de comunicação e disseminação do projeto.