QUESTÕES PARA DISCUSSÃO

QUESTÕES PARA DISCUSSÃO

1. O futurólogo italiano Riccardo Petrella afirma que: 

"o poder acabará por ficar nas mãos de uma aliança de negociadores que trabalham no mundo inteiro e de governos urbanos que encorajarão sobretudo a competitividade das empresas globais a que eles darão abrigo." 

Procure caracterizar as forças de globalização subjacentes a esta previsão e tente descrever a estrutura geográfica nela implícita.
 

2.  Boutros Boutros-Ghali, ex-Secretário-Geral da ONU, defende que: 

"O nosso planeta está sob pressão de duas forças monstruosas e antagónicas: a globalização e a fragmentação."

Tente descrever, no contexto da economia mundial e da economia digital, componentes de ambas as forças e antecipe os seus efeitos.
 

3. Jerry Mander afirma que: 

"telecomunicações, computadores de elevada capacidade e alta velocidade, sistemas de satélites, robótica, lasers e outras novas tecnologias tornaram possível, prático e inevitável um sistema encadeado de comunicações mundial que permite aos actores das grandes empresas actuar globalmente com velocidade e eficiência inéditas." 

Qual a posição expressa nesta frase em relação às causas da globalização?
 

4.  David Landes interroga-se: 

"Será que a globalização e a convergência assinalam o fim da luta competitiva numa perspectiva nacional? E será que a própria competição internacional ainda faz sentido?". 

Que tem para responder a estas interrogações?
 

5. O subtítulo do livro World Class, de Rosabeth Kanter, é Thriving Locally in the Global Economy (Florescendo Localmente na Economia Global). Acha que este título sugere alguma resposta às questões postas por Landes? Pode ligar este título à perspectiva do desenvolvimento da geografia económica?

 

© Sociedade Portuguesa de Inovação, 1999
Edição e Produção Editorial: Principia.    Execução Técnica: Cast, Lda.