QUESTÕES PARA DISCUSSÃO

QUESTÕES PARA DISCUSSÃO

1.

No artigo 2º da "Convenção da Associação Europeia de Comércio Livre" diz-se especificamente que dois dos objectivos da Associação (para além dos tradicionais enunciados gerais) são:

"assegurar ao comércio entre os Estados Membros condições de concorrência equitativa" e "contribuir para o desenvolvimento equilibrado e a expansão do comércio mundial, assim como para a eliminação progressiva dos obstáculos que o dificultam."

Em contrapartida, o artigo 3º do Tratado de Roma aponta como objectivos, entre outros:

"a eliminação, entre os Estados membros, dos direitos alfandegários e das restrições quantitativas à entrada e à saída de mercadorias, bem como de todas as medidas de efeito equivalente; o estabelecimento de uma tarifa comum e de uma política comercial comum face a países terceiros; a abolição, entre os Estados membros, dos obstáculos à livre circulação de pessoas, de serviços e de capitais."

Compare os dois artigos na perspectiva do alcance da integração das economias dos Estados que subscrevem os documentos em apreço, tendo presentes os conceitos de União Aduaneira e Mercado Único.
 

2.

Desenhe uma fronteira intertemporal de produção e defina a taxa de juro de equilíbrio num qualquer ponto dessa fronteira.
 

3.

INo número 23 dos "OCDE Economic Studies", R. Baldwin (1994) afirma que:

"a descoberta de que o padrão de IDE na década de 80 foi dirigido ao fornecimento de mercados regionais, tal como nos anos precedentes, foi surpresa para alguns investigadores (…) [Esperavam] que as várias componentes dos produtos finais fossem produzidos nos países com vantagens nesse tipo de produção e enviados para os locais de montagem do produto final (…) [Tal não aconteceu porque] o novo sistema de produção industrial salienta a importância da flexibilidade e da inovação contínua, não só no próprio processo de produção mas também no "product mix" e nas suas características. Uma vez que este sistema requer que os produtores estejam fisicamente próximos dos seus fornecedores de partes e de componentes e também próximos dos seus consumidores, desenvolveu-se um sistema regional de produção por parte das multinacionais em vez de um sistema global."

a) Acha que as motivações para a produção regional na década de 80 foram idênticas às dos anos precedentes?

b) Acha que o texto anterior descreve a situação típica da globalização?

c) Acha que as economias de dimensão são a motivação forte para a localização da produção das multinacionais, tal como o texto a descreve?

d) Se esta for a localização típica da actividade no mercado mundializado, acha que há espaço para as novas grandes associações regionais que se desenham? E para o aumento da concentração da produção em termos geográficos?

e) Que novas características podem pôr em causa o tipo de localização descrito?

4.

P. Krugman (1998) afirma que nos anos 50 e 60 as empresas americanas tornaram-se multinacionais e que mesmo durante os anos 70 continuaram a investir mais no estrangeiro que as empresas estrangeiras nos EUA. Contudo, esta situação inverteu-se e no final de 1991 os activos estrangeiros nos EUA excediam os activos americanos no estrangeiro em cerca de 382 mil milhões de US$. Procure encontrar razões para esta inversão da situação.
 

5.

 Tendo em atenção a definição de multinacional apresentada neste capítulo, dê exemplo de uma multinacional portuguesa e procure identificar a lógica da sua localização.

 

© Sociedade Portuguesa de Inovação, 1999
Edição e Produção Editorial: Principia.    Execução Técnica: Cast, Lda.