QUESTÕES PARA DISCUSSÃO

QUESTÕES PARA DISCUSSÃO

1.

Procure distinguir, nas motivações e consequências, o IDE dos investimentos financeiros.
 

2.

Pode dizer-se que o mercado de futuros é um processo de extensão do mercado financeiro no tempo com características semelhantes às da "globalização" como extensão do mercado geográfico?
 

3

Faz sentido falar de desvalorização num sistema de câmbios flutuantes?
 

4.

Será a UEM uma zona monetária óptima?
 

5.

Numa conferência realizada em Maio de 1999, o Governador do Banco de Portugal afirmava que a cobertura de eventuais défices das Balanças de um país da UEM depende bem mais da capacidade de endividamento das suas empresas e dos seus cidadãos do que de decisões do Estado. Porquê?
 

6.

Várias instituições financeiras queixaram-se da influência negativa da concretização da UEM no seu volume de negócios. Acha que têm razão?
 

7.

Krugman e Obstfeld afirmam que 

"os países que actuavam no âmbito das regras de Bretton Woods eram forçados a escolher entre acompanhar a taxa de inflação dos EUA para poderem manter o seu câmbio fixo em relação ao dólar ou, então, deliberadamente reavaliar a sua moeda na proporção da subida dos preços nos EUA."

Concorda?
 

8.

Verifica-se com frequência uma degradação da Balança de Transacções Correntes de um país que desvalorizou a sua moeda. Porquê?
 

9.

Que condições devem existir numa economia para que surja a ideia de reavaliação da sua moeda? E quais as consequências?
 

10.

Segundo o Relatório do Banco de Portugal relativo ao ano de 1997, 

"de acordo com a informação actualmente disponível, a economia portuguesa manteve uma posição credora líquida face ao exterior em 1997, equivalente a 12,5% do PIB."

Que significa esta afirmação? E como a compatibiliza com o crónico défice da Balança de Bens e Serviços?
 

11.

Martin Meyers (1997), no seu livro The Bankers defende que a existência dos mecanismos de swap tem uma importância que ultrapassa o mero âmbito bancário. É que ao tornar esses mecanismos simples e correntes, possibilita-se às empresas a obtenção de moeda em mercados estrangeiros mesmo para utilizar no seu mercado doméstico. Explique como e discuta as motivações desta operação.
 

12.

Krugman e Obstfeld afirmam que enquanto em 1963 a dimensão do mercado em Euromoeda andava por 7 mil milhões de dólares (5 dos quais Eurodólares), no início dos anos 90 já atingia 6 biliões de dólares, dos quais cerca de 4 eram Eurodólares. Procure justificar este crescimento, bem como a posição singular dos Eurodólares.
 

 

© Sociedade Portuguesa de Inovação, 1999
Edição e Produção Editorial: Principia.    Execução Técnica: Cast, Lda.