SUMÁRIO

Apresenta-se nesta secção uma síntese das ideias e dos conceitos abordados neste capítulo para caracterizar a inovação, nomeadamente a sua classificação quanto ao tipo, à natureza e à classe.

Tipos de inovação - Numa classificação da inovação que tenha em conta as suas características básicas, é possível estruturá-la em nove tipos distintos: i) inovação de conceito, inovação de processo, iii) criação de marca, iv) aperfeiçoamento gradual, v) reorganização tecnológica, vi) reformulação, vii) inovação de serviço, viii) inovação de design e ix) inovação de embalagem. Na prática, uma qualquer inovação não tem de se enquadrar num único destes tipos, podendo conter elementos pertencentes a vários destes grupos.

Natureza da inovação - Esta outra forma de classificar a inovação é estabelecida tendo como base o objecto sobre o qual incide: i) produto, ii) processo, iii) procedimento. Segundo esta classificação, é muito menos provável que uma mesma inovação possa ter múltiplas naturezas. Poderá no entanto ocorrer que duas inovações estejam presentes no desenvolvimento de um mesmo processo de inovação. 

Classe de inovação - Baseando-nos numa análise comparativa com os produtos existentes no mercado, poderemos ter uma terceira forma de categorizar a inovação. A inovação será, neste caso, designada por incremental, distintiva ou revolucionária conforme aumente o grau de diferenciação, desde uma pequena melhoria até algo completamente novo.

© Sociedade Portuguesa de Inovação, 1999
Edição e Produção Editorial: Principia.    Execução Técnica: Cast, Lda.