4.1 
INTRODUÇÃO


Neste capítulo, não se pretendendo apresentar e discutir de forma aprofundada a gestão da inovação (objecto do livro de Jorge Oliveira Gestão da Inovação desta colecção), são tecidas algumas considerações relativas a alguns dos elementos-chave na gestão do processo de inovação. 

Constituindo a inovação um dos elementos da estratégia de uma empresa, a sua gestão deve ser um dos componentes da respectiva política global. Tal como existem diversas formas de gestão da empresa em termos globais, também se encontram modelos diferentes de gestão da inovação. Essas diferenças de modelo podem ser encontradas nas diversas fases do processo de inovação e originam um conjunto distinto de pontos fortes e fracos associados a cada um deles. Entre os elementos aos quais é possível associar diferentes formas de abordagem encontram-se:

  • a ênfase dada aos objectivos;

  • o factor central no desenvolvimento do produto, processo ou serviço;

  • o processo de criação do conceito do produto, processo ou serviço;

  • o fluxo das actividades;

  • o processo de desenvolvimento;

  • a organização do processo de inovação.

Para demonstrar as variações que é possível encontrar ao nível destes vários elementos, dependendo do modelo de gestão e do desenvolvimento seguido, exemplifica-se no quadro 4.1 as diferenças de método no desenvolvimento de automóveis entre a indústria europeia e a indústria japonesa.
Tendo presente que não existe uma única filosofia de gestão da inovação, na secção seguinte é apresentado um conjunto de aspectos básicos que é necessário ter em consideração nesse processo.


Quadro 4.1 - Diferenças de método no desenvolvimento de automóveis entre a indústria europeia a indústria japonesa.


Fonte: Eleanor Glor, 1998 (adaptado).

© Sociedade Portuguesa de Inovação, 1999
Edição e Produção Editorial: Principia.    Execução Técnica: Cast, Lda.