SUMÁRIO

Apresenta-se nesta secção uma síntese dos elementos principais apresentados no capítulo relativos à gestão da inovação, incluindo a política da inovação e a avaliação da inovação,.

A gestão da inovação na empresa - A gestão da inovação é uma actividade crucial para garantir a adequada integração da inovação na estratégia da empresa e para maximizar a probabilidade de sucesso das inovações que são desenvolvidas. Não se deve limitar apenas à gestão do processo de inovação mas estar presente desde a fase de geração de ideias até à avaliação do impacto da inovação, passando pela captação, triagem e desenvolvimento das ideias e pela implementação da inovação.

A política de gestão da inovação - A organização deve definir uma política de gestão da inovação que, enquadrada na estratégia global da empresa, funcione como um dos seus sustentáculos. Esta política deve contemplar a estratégia de inovação, o planeamento e a orçamentação das actividades associadas, a gestão dos recursos humanos que lhe estão afectos, a análise dos mercados e a avaliação do seu impacto.

A avaliação da inovação - Deve ser efectuada de um modo organizado e sistemático, através de indicadores quantificáveis que determinem o respectivo impacto. A informação obtida, depois de analisada, pode ser utilizada como um instrumento na gestão da inovação, permitindo actuar quer de forma correctiva (sobre o processo que deu origem à informação) quer preventivamente (sobre outros processos que estejam a decorrer ou venham a ser iniciados). Em caso de insucesso da inovação, a empresa deve procurar aprender com os erros, maximizando os benefícios resultantes dessa aprendizagem.

© Sociedade Portuguesa de Inovação, 1999
Edição e Produção Editorial: Principia.    Execução Técnica: Cast, Lda.