SUMÁRIO

Nesta secção é apresentada uma síntese dos principais elementos relativos à inovação nas organizações abordados no capítulo. Particular relevância é dada à envolvente externa da inovação nas organizações e ao impacto das inovações organizacionais no desenvolvimento de um novo modelo de organização.

A envolvente externa - Existe um conjunto de factores externos às organizações que as induz a criar novos mecanismos para continuarem a responder de forma positiva às solicitações dos clientes. De entre os muitos factores que condicionam a inovação, o acesso à informação, a globalização dos mercados, o aumento da competição, o aumento das restrições legais, a evolução das necessidades dos clientes, a evolução da estrutura empresarial, a inovação tecnológica e o acesso aos mercados de capitais são aqueles que mais directamente estimulam as inovações ao nível organizacional das empresas. 

As inovações - Ao longo da segunda metade do século XX surgiram muitas inovações e muitos conceitos inovadores que alteraram profundamente a organização das empresas e a visão que estas tinham do mercado. Essas inovações varreram todas as áreas de actividade das empresas, no entanto, foi ao nível da gestão que surgiu um maior número de novos conceitos, metodologias, ferramentas e práticas.

Um novo modelo de organização - Todas essas inovações conduziram a um novo modelo de organização, bastante distinto do tradicional. Essas diferenças verificam-se em várias vertentes da organização, como a cultura, a estrutura, a estratégia, a liderança, a comunicação, a gestão dos recursos humanos e das relações internas e a gestão dos processos.

© Sociedade Portuguesa de Inovação, 1999
Edição e Produção Editorial: Principia.    Execução Técnica: Cast, Lda.