6.6
CONSIDERAÇÕES FINAIS DO AUTOR


O conjunto de exemplos e aplicações apresentado ao longo do livro, para além de ilustrarem os conceitos básicos, são igualmente uma fonte para uma análise pessoal que o tema da inovação merece. 
Recomenda-se que cada leitor reflicta tendo em conta a realidade da sua empresa e a forma como a inovação se enquadra nesse cenário: qual o seu impacto, qual a sua importância. Dessa análise, retirar conclusões que contribuam para uma abordagem mais eficiente e estruturada da inovação na empresa é uma mais-valia a explorar por cada um. Onde estaria a sua empresa se não tivesse efectuado determinadas inovações, ou onde estaria se tivesse efectuado outras? E se essas inovações (não) tivessem sido integradas numa estratégia global da empresa? Estas são apenas algumas das questões, entre muitas, que o leitor poderá colocar a si próprio e que espero que este livro lhe tenha suscitado.
Para além de um instrumento que facilite a compreensão dos conceitos e elementos básicos relacionados com a inovação, desejo que este livro seja uma ferramenta de sensibilização do leitor para a importância estratégica que a inovação assume actualmente nas empresas, enquanto factor de sucesso: inovar para sobreviver, inovar para competir, … inovar como estratégia. 
Adaptando a frase de Silvio Berlusconi, o sucesso está assente em três palavras: inovar, inovar, inovar.

© Sociedade Portuguesa de Inovação, 1999
Edição e Produção Editorial: Principia.    Execução Técnica: Cast, Lda.