• A Revolução Industrial iniciou um fluxo quase contínuo de inovações tecnológicas. Hoje em dia, o conceito de Inovação não se esgota na vertente tecnológica, mas estende-se a todas as formas de ser e estar de uma organização.
     

  • A Inovação pode ser aprendida, praticada e gerida, distinguindo-se da Invenção Pura.
     

  • O conceito de Qualidade evoluiu ao longo do século XX. No início do século, centrava-se na inspecção do produto acabado, complementada, por volta dos anos 30, pelo controlo estatístico da qualidade. As fortes transformações nos mercados levaram à emergência, nos anos 50, dos sistemas de garantia da qualidade. Fruto das melhorias na gestão pela qualidade introduzidas na década de 70, as organizações começaram a adoptar uma postura de Qualidade Total que implica e incide sobre tudo e todos.
     

  • Os conceitos de Inovação e Qualidade foram-se alargando e aproximando com a evolução da própria sociedade. Hoje em dia, partilham princípios e abordagens, chegando por vezes a fundir-se. Faz cada vez menos sentido encarar a Qualidade sem Inovação, e a Inovação sem a orientação e os estímulos da Excelência e da Qualidade.

  

© Sociedade Portuguesa de Inovação, 1999
Edição e Produção Editorial: Princípia.    Execução Técnica: Cast, Lda.