SPI – Sociedade Portuguesa de Inovação

SPI desenvolveu a consultoria “Estudos para subsidiar o desenvolvimento do Plano Distrital de Atração de Investimentos Produtivos (PDAI) 2020-2040″ para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Distrito Federal.

SPI desenvolveu a consultoria “Estudos para subsidiar o desenvolvimento do Plano Distrital de Atração de Investimentos Produtivos (PDAI) 2020-2040" para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Distrito Federal.

O PDAI é uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Distrito Federal (SDE-DF) que visa dinamizar a economia do Distrito Federal – Brasil, de modo a transformá-lo numa área de relevância nacional para atração de investimentos produtivos, tendo em consideração o conjunto de projetos e ações relacionados a quatro eixos: Ambiente de Negócios, Infraestrutura, Vocação Econômica e Normas Distritais.

Para tal, a consultoria financiada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento e desempenhada pelo consórcio Sociedade Portuguesa de Inovação, Quanta Consultoria e IDEA Consult, teve como objetivo principal desenvolver estudos para propiciar o embasamento estratégico para a concessão de benefícios creditícios e fiscais para investimentos produtivos, melhorar a infraestrutura das áreas de interesse econômico do Distrito Federal, e fomentar o ambiente de negócios do Distrito Federal.

O trabalho desempenhado contou com o mapeamento e análise de dados, revisão de legislações e projeções econômicas, assim como a elaboração de cenários prospetivos para a região. Por fim, foram organizados nove projetos de atração de investimentos produtivos, considerando como setores estratégicos principais o turismo, o setor fármaco e o das Tecnologias da Informação e Comunicação. Durante o projeto, foram realizadas duas visitas técnicas à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Distrito Federal, onde estiveram presentes os consultores da SPI Andréia Santos, Caíque Neves e Francisco Rocha.


Por fim, a SPI gostaria de agradecer o apoio e colaboração do Governo do Distrito Federal, em especial a SDE-DF, pela colaboração e apoio para a realização do projeto, assim como ao consórcio composto pela Quanta Consultoria (líder do consórcio) e IDEA Consult.