Regions4Climate - Fortalecer a relação entre a inovação e a ação climática
O Consórcio do projeto Regions4Climate, composto por 45 parceiros europeus públicos e privados, realizou a sua Assembleia Geral em Copenhaga (entre 20 e 22 de maio), tendo sido organizada pelos parceiros da região dinamarquesa de Køge Bay. A SPI participou nesta reunião como líder do WP6, focado na Gestão da Inovação.
Durante o evento, tivemos a oportunidade de testemunhar em primeira mão os esforços de planeamento costeiro e urbano na Baía de Køge e na cidade de Copenhaga, visando a resiliência climática, incluindo soluções inovadoras concebidas para enfrentar os seus desafios climáticos. Além disso, foram apresentados os avanços significativos das outras regiões envolvidas no projeto, nos últimos 12 meses, regiões estas que contemplam ações de demonstração alinhadas com a Missão Adaptação da UE, nomeadamente, adaptação mais rápida (no País Basco, Açores, Aquitânia do Sul e Toscana), adaptação mais inteligente (na Baía de Køge, Burgas, Pärnumaa e Uusimaa) e abordagens de adaptação sistémicas (em Sitia, Troodos, Arquipélago Nórdico e Castela e Leão).
A SPI lidera o trabalho referente à inovação, promovendo metodologias, processos e ferramentas em que a inovação assume um papel estrutural, nomeadamente através do desenvolvimento do Quadro Comum de Inovação (CIF) e dos Roteiros Regionais de Inovação (RIR) que foram cocriados pelas 12 regiões, no ano passado. Para identificar as necessidades de capacitação no âmbito do projeto, a SPI organizou um workshop durante o evento em Copenhaga, envolvendo as regiões parceiras no sentido de reforçar o potencial de desenvolvimento das iniciativas de inovação, promovendo assim a sustentabilidade do projeto após a sua conclusão. Os resultados desta iniciativa serão essenciais para determinar os próximos passos.
Relembramos que o R4C é um dos 46 projetos financiados no âmbito do Horizonte Europa que apoia comunidades/regiões de toda a Europa a adaptarem-se aos impactos das alterações climáticas, em linha com a Missão da UE para a Adaptação às Alterações Climáticas (𝗠𝗶𝘀𝘀𝗶𝗼𝗻 𝗣𝗿𝗼𝗷𝗲𝗰𝘁𝘀 𝗖𝗮𝘁𝗮𝗹𝗼𝗴𝘂𝗲 2025).
Para mais informação sobre o projeto consulte o website e o LinkedIn.


