Representantes da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) visitaram o escritório da SPI no Porto
No dia 19 de setembro de 2022, o escritório do Porto da Sociedade Portuguesa de Inovação (SPI) teve o prazer de receber os representantes da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz – Brasil), Felipe Silva e Fernando Serva. Aqui, deu lugar a uma reunião entre os porta-vozes da Fiocruz – Brasil e os representantes em nome da SPI, Sara Medina e os consultores Francisco Rocha e Andréia Santos.
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) é uma instituição brasileira de investigação e desenvolvimento em ciências biológicas com ligação ao Ministério da Saúde, e está localizada no estado do Rio de Janeiro. Foi criada em 1900 pelo médico e sanitarista Oswaldo Cruz, e atualmente é a mais importante instituição de ciência e tecnologia da saúde na América Latina (ALC), sendo uma referência na investigação em saúde pública.
A Fiocruz em colaboração com a Universidade de Aveiro (Portugal) desenvolveu a Plataforma Internacional para a Ciência, Tecnologia e Inovação na Saúde (PICTS) no âmbito do projeto ENRICH na LAC. A Fiocruz atua como um Centro de Inovação com um centro europeu no Parque de Ciência e Inovação de Aveiro e com seis Laboratórios Setoriais (LabSec).
O encontro entre a SPI e a FIOCRUZ centrou-se na apresentação por esta última instituição de um projeto recentemente desenvolvido, que procura oportunidades internacionais e aconselhamento técnico para a implementação de novas tecnologias associadas ao conceito de Indústria 4.0. Este projeto envolve a construção da nova unidade na cidade do Rio de Janeiro (Brasil) e representará o Complexo Industrial de Biotecnologia na Saúde (CIBS), onde serão produzidos vários tipos de vacinas e biofármacos de aplicação internacional. Este projeto foi delineado pela Fiocruz e recebeu fundos de cerca de mil milhões de euros do Banco Nacional de Desenvolvimento Económico e Social (BNDES), para além de outra entidade internacional.
Relativamente às conclusões alcançadas na reunião, tanto a Fiocruz como a SPI expressaram o seu interesse em trabalhar em conjunto em projetos futuros e construir pontes entre as duas instituições, estabelecendo cooperação intercontinental em várias áreas de investigação e conhecimento.