SPI apresenta workshop sobre o Horizonte Europa na Escola Superior de Saúde da Universidade dos Açores

No passado dia 21 de janeiro, a SPI apresentou um workshop sobre o Horizonte Europa na Escola Superior de Saúde da Universidade dos Açores, em Ponta Delgada, organizado pela Secretaria Regional da Cultura, da Ciência e Transição Digital do Governo dos Açores. O evento atraiu participantes de entidades variadas, tais como a staff da Universidade dos Açores, membros da Secretaria Regional da Cultura, da Ciência e Transição Digital, e empresas. 

O workshop dividiu-se em 4 sessões:

Sessão 1: Introdução ao Horizonte Europa – introduziu os objetivos do Horizonte Europa e a sua estrutura aos participantes (nomeadamente pilares, clusters, tipos de projetos, e budget).

Sessão 2: Como participar no Horizonte Europa disseminou como encontrar oportunidades no portal Funding and Tenders, explorou Work Programmes e abordou questões relacionadas com o estabelecimento e participação em consórcios. Adicionalmente, a SPI selecionou várias oportunidades potencialmente relevantes para os Açores relacionadas com os tópicos de Widening Teaming and Twinning, especialmente importantes para países considerados poucos inovadores como Portugal, as iniciativas Marie Skłodowska Curie Actions, e os clusters Climate, Energy and Mobility; Digital, Industry and Space; e Food, Bioeconomy, Natural Resources, Agriculture and Environment.

Sessão 3: Desenvolvimento de propostas: Formato e Dicas – focou-se nas considerações a ter relativamente ao formato das propostas, nomeadamente a Parte A e Parte B, e às secções relativas à Excelência, Impacto, e Qualidade e Eficiência da Implementação. Finalmente, a SPI partilhou as suas próprias dicas para candidaturas europeias provenientes da sua experiência, tais como como maximizar a pontuação das propostas relativamente ao seu Impacto, algo muito valorizado pela Comissão Europeia.

Sessão 4: Discussão e Q&A


 

No geral, o workshop interativo disseminou oportunidades relevantes para um melhor posicionamento de Portugal no contexto internacional de I&D. O programa de financiamento Horizonte Europa está a decorrer desde 2021 até 2027, com várias modalidades e um budget de 95.5 mil milhões de Euros. O seu objetivo é manter a UE na linha da frente da investigação e inovação à escala global e impulsionar o crescimento, o comércio e o investimento, de modo a assegurar um impacto social e ambiental positivo.