SPI – Sociedade Portuguesa de Inovação

SPI participou na 1ª reunião de Consórcio do projeto Horizonte Europa – Preventable, que teve lugar no i3S no Porto

preven-min

SPI participou na 1ª reunião de Consórcio do projeto Horizonte Europa – Preventable, que teve lugar no i3S no Porto

Nos dias 3 e 4 de março a SPI participou na reunião de arranque do projeto Preventable, que teve lugar no i3S – Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto, e onde estiveram reunidos pela primeira vez cerca de 46 participantes de 15 instituições diferentes e de 8 países europeus.

Este projeto, financiado em 4.6 milhões de euros pelo Horizonte Europa e coordenado por uma equipa de investigadores portugueses do i3S, pretende analisar os impactos clínicos, sociais e financeiros de aplicar uma abordagem multidisciplinar e especializada para prevenir o avanço da doença em famílias com síndromes raras e hereditárias que levam ao desenvolvimento de cancro. O objetivo é identificar os potenciais benefícios de abordagens preventivas (rastreios genéticos e monitorização de pacientes de risco), tanto a nível de prognóstico dos pacientes como do encargo financeiro para os sistemas de saúde e indústrias da área da saúde.

Um dos grandes objetivos do projeto é tornar visível para a sociedade estas doenças raras, sensibilizando pacientes, as respetivas famílias bem como o público em geral. O papel da SPI neste projeto foca-se no desenvolvimento do plano de disseminação, exploração, onde serão definidas as estratégias de comunicação do projeto. A SPI está ainda responsável pelo desenvolvimento de workshops e webinars que promovam a divulgação e discussão aberta do projeto, de forma a envolver pacientes e familiares, profissionais e instituições da área da saúde, e políticos.

O projeto espera conseguir apoiar o estabelecimento de normas clínicas que melhorem o prognóstico dos pacientes e dos familiares portadores destas doenças e que façam melhor uso dos recursos atualmente disponíveis nos sistemas de saúde.