SPI – Sociedade Portuguesa de Inovação

SPI – Sociedade Portuguesa da Inovação desenvolve estudo para a criação de clusters de neutralidade carbónica nos Açores

net_alteracoes-climaticas (1)

SPI – Sociedade Portuguesa da Inovação desenvolve estudo para a criação de clusters de neutralidade carbónica nos Açores

A Sociedade Portuguesa de Inovação está a desenvolver um estudo inovador para a Direção Regional do Ambiente e Alterações Climáticas (DRAAC) do Governo Regional dos Açores, com o objetivo de criar e implementar clusters para a neutralidade carbónica no arquipélago. Este projeto está alinhado com o Roteiro para a Neutralidade Carbónica 2050 (RNC2050) de Portugal, que visa alcançar a neutralidade carbónica a nível nacional até 2050.


O estudo foca-se na identificação, mapeamento e delimitação de clusters e dos respetivos agentes responsáveis pela dinamização e gestão de valor. A iniciativa inclui também a identificação de empresas que compartilhem da visão estratégica e/ou inovadora dos benefícios associados à neutralidade carbónica de produtos, processos e serviços com origem nos Açores.

As atividades do projeto estão divididas em várias fases. A primeira fase consiste na gestão e monitorização do projeto, seguida pela fase de planeamento detalhado. Na terceira fase, a SPI identificará, delimitará e mapeará os clusters para a neutralidade carbónica nos Açores. A quarta fase envolve a identificação de potenciais redes de colaboração e medidas de apoio aos clusters. Por fim, será definida uma estratégia para cada cluster e serão elaboradas as versões preliminar e final do estudo.


Através desta iniciativa, a SPI e a DRAAC esperam fomentar o desenvolvimento de uma economia ligada à transição energética e à descarbonização, apoiando a criação de novos clusters industriais e de serviços, e gerando novas oportunidades empresariais nos Açores.