A opção de inovar ou não inovar, face aos motores da inovação presentes no mercado e às motivações identificadas por cada empresa, depende agora da sua própria especificidade, isto é, dos recursos que a empresa tem disponíveis ou pode reunir. Como Adriano Freire (1996) menciona, todas as inovações resultam da conjugação de três requisitos básicos: oportunidade, vontade e capacidade.
A oportunidade é o factor que está directamente relacionado com os designados motores da inovação, com o mercado, existente ou a criar, e com a existência de necessidades. Caso a oportunidade tenha sido incorrectamente diagnosticada, o lançamento da inovação no mercado será mal sucedido e fracassará.
A vontade relaciona-se quer com a intencionalidade na detecção da oportunidade, quer com a determinação e empenho colocados no desenvolvimento da inovação que permitam suplantar as naturais dificuldades decorrentes do processo de inovação.
O terceiro requisito básico, a capacidade , traduz-se em todo um conjunto de recursos necessários, financeiros, humanos e técnicos, sem os quais não será possível resolver os problemas que irão surgir. Nesta vertente, é de realçar a importância que as empresas devem dar à formação como forma de reforçar a capacidade dos seus colaboradores e da própria empresa.
É pois evidente que, para uma inovação bem sucedida, é necessária a conjugação destes três requisitos básicos (figura 1.3).
Fig. 1.3 - Os requisitos básicos para a inovação.
Enquanto as oportunidades partem do meio envolvente, a vontade e a capacidade são requisitos básicos relacionados directamente com a empresa e, em particular, com os seus membros. Apresentam-se de seguida algumas frases que salientam a importância de cada um destes requisitos básicos.
"Na inovação como em qualquer outro esforço, existe talento, existe engenho e existe conhecimento. Mas quando tudo está preparado o que a inovação exige é um trabalho árduo e focado nos objectivos. Se o trabalho não for efectuado de forma diligente, persistente e empenhada, talento, engenho e conhecimento não têm qualquer utilidade".
Peter Drucker, guru da gestão.
"…todavia, a maioria das inovações, especialmente as de sucesso, resultam da procura objectiva de oportunidades de inovação, as quais se encontram apenas em algumas situações."
Peter Drucker, guru da gestão.
"Tens de beijar muitos sapos antes de encontrares um príncipe."
Princípio da 3M.
"A minha fórmula de sucesso está assente em três palavras: trabalho, trabalho, trabalho."
Sílvio Berlusconi, empresário e político italiano.
O quadro 1.1 sintetiza os requisitos básicos e as respectivas palavras-chave focados em cada uma destas frases.
Quadro 1.1 - Frases relacionadas com requisitos básicos para a inovação e respectivas palavras-chave.
Existem alguns elementos que, podendo-se enquadrar nos requisitos anteriormente mencionados, são destacados por
Joyce Wycoff (1999). Este autor considera que a inovação exige:
Oportunidade
Vontade
- Um ambiente interno capaz de aceitar o risco, no qual o insucesso seja visto como uma experiência de aprendizagem e como parte do processo de inovação.
- A aceitação de que a inovação é um processo contínuo que exige um esforço permanente.
Capacidade
- O acesso a fontes de informação diversas
.
- Uma orientação para a aprendizagem, onde cada membro da organização está permanentemente a aprender sobre os seus produtos, processos, serviços, clientes, tecnologias, indústria e mercado.
E ainda:
- A recompensa de todos os membros da organização.
|