Agricultura e Ambiente

Coleção de Materiais Didáticos

Gestão Ambiental e Economia de Recursos


Este manual apresenta uma metodologia de aplicação de um sistema de gestão ambiental a explorações agro-pecuárias, de forma a contribuir para a melhoria do seu desempenho ambiental. A aplicação das ferramentas de gestão ambiental apresentadas assentam num maior conhecimento e controlo dos processos produtivos, o que permite encontrar soluções inovadoras ao nível da gestão da energia, das matérias-primas e dos resíduos.

O objectivo é a optimização da gestão de recursos, contribuindo para o aumento da rentabilidade e competitividade das explorações agro-pecuárias.

  Descarregar o Manual
  Descarregar o Apresentação PowerPoint

   Sobre os autores


Marta Lopes

É licenciada em Engenharia do Ambiente pelo IST (1999), onde trabalhou como investigadora na área de agricultura e turismo sustentável desde 1997, em projectos granjeados com o Prémio Nacional do Ambiente (1999) e Fórum Ambiente (2000).

Desde 1999 que colabora com a ESAC, leccionando nas áreas de auditoria e gestão ambiental, e áreas afins. Possui mestrado em gestão ambiental, área em que realiza investigação no âmbito do Projecto EMAS@SCHOOL.

Érica Castanheira

É licenciada em Engenharia do Ambiente pela ESAC (2003). Desde 2004 que trabalha na mesma instituição onde estudou, executando funções no âmbito do Projecto EMAS@SCHOOL. Tem desenvolvido diversos trabalhos relacionados com a gestão ambiental na indústria agro-alimentar.

Em 2005 formou-se como Técnica Superior de Higiene,Saúde e Segurança no Trabalho, tendo vindo a desempenhar funções também nesta área, nomeadamente o Plano de Emergência da ESAC.

António Dinis Ferreira

É Doutorado em Ciências Aplicadas ao Ambiente, e tem-se dedicado à investigação e docência nas áreas do planeamento e gestão dos recursos naturais e da gestão ambiental em que possui 35 trabalhos publicados em revistas internacionais e capítulos de livros com referee.

Tem participado em projectos financiados pela União Europeia, em alguns com funções de coordenação. Prémio pelo melhor doutoramento realizado entre 1995 e 2000 sobre «Alterações Globais», atribuído na VII CNQA.