Economia do Conhecimento

Coleção de Materiais Didáticos

  Desenvolvimento Económico e Social


O grande desafio é criar uma Sociedade em que o Conhecimento seja o motor, útil para todos os cidadãos. Para isso é preciso que haja crescimento económico sustentado por esse conhecimento e que ele se transforme em desenvolvimento social equilibrado e responsável.
O desafio é agravado e potenciado por uma globalização que pode ser para todos, ou só para alguns. Também aqui a Sociedade do Conhecimento é chamada a responder e, para o fazer, tem de se basear na procura da multidisciplinaridade e na convergência dos saberes sem os quais um desenvolvimento equilibrado e equitativo nunca ocorrerá.

  Descarregar o Manual

   Sobre os autores


J. Amado da Silva

Licenciado em Engenharia Químico-Industrial pelo Instituto Superior Técnico e doutorado em Economia pela Universidade Católica Portuguesa. Foi docente em várias instituições de ensino superior e universitário. Consultor de empresas, de gabinetes ministeriais e de institutos públicos nas áreas de privatizações, avaliação de programas comunitários, estratégias empresariais, política industrial e regulação.Tem vários estudos e artigos publicados na área da regulação e concorrência.

Actualmente é presidente do Conselho de Administração do ICP ANACOM e Professor Catedrático Convidado do Instituto Superior Técnico.

Luís Amado

Licenciado em Química Aplicada, ramo Biotecnologia, pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, doutorado em Engenharia Agronómica pelo Instituto Superior de Agronomia e Master of Science and Tecnology Commercialization da Universidade do Texas em Austin.

Foi director-geral e vice-presidente da Associação Portuguesa de Bioindústrias e vice-presidente executivo da Biotecnol, SA entre 2000 e 2006. Foi CEO da Primeenergy e é actualmente vice-presidente executivo da BIOALVO, SA. Foi avaliador de projectos europeus e de projectos financiados por fundos europeus nas áreas da inovação, ambiente, qualidade e política tecnológica.

Celeste Iong

Licenciada em Gestão e Administração Pública pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Política da Universidade Técnica, e possui uma especialização em Administração Urbana e Municipal. Encontra-se de momento a frequentar o Mestrado de Finanças e Controlo Empresariais, no Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE).

É actualmente consultora da Sociedade Portuguesa de Inovação (SPI), tendo trabalhado anteriormente como auditora interna.