Economia do Conhecimento

Coleção de Materiais Didáticos

  Organizações Sem Fins Lucrativos


Esta obra lança bases de enquadramento da problemática relativa à Economia do Conhecimento nas Organizações sem Fins Lucrativos, identificando-se o terceiro sector e a tipologia de organizações que o constitui no sentido de dar a conhecer a sua riqueza, diversidade e especificidades.
São globalmente apontadas oportunidades e desafios actualmente colocados ao sector. O potencial das Tecnologias da Informação como suporte à Gestão e, simultaneamente, ambiente catalisador do dinamismo social é equacionado numa óptica aplicada. Evidencia-se a importância das pessoas como actores fundamentais da Economia do Conhecimento.

  Descarregar o Manual

   Sobre os autores


António Manuel Valente de Andrade

Doutorado em Tecnologias e Sistemas de Informação, especialização em Sociedade da Informação. Mestre em Informática - especialidade Informática de Gestão – pela Universidade do Minho. Professor da Faculdade de Economia e Gestão da Universidade Católica Portuguesa no Centro Regional do Porto (UCP), é membro da Direcção no cargo de director da Licenciatura em Gestão (2004-2007). Coordenador do Mestrado em Ciências da Informação e da Documentação na Faculdade de Filosofia da Universidade Católica em Braga.

Lecciona várias disciplinas nas áreas dos Sistemas e das Tecnologias da Informação e do Conecting Learning, em Mestrados e Pós-Graduações da UCP. Realizou diversos trabalhos de consultadoria para o Ministério da Educação. Co-fundador da Associação Nacional dos Professores de Informática e presidente da Direcção de 1999 a 2002.

Raquel Campos Franco

Doutoranda em Gestão, com enfoque na temática da Capacitação de Organizações Sem fins Lucrativos, na University of Bath, School of Management, UK. MSc in Responsibility and Business Practice pela University of Bath. MBA em Marketing pela Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais da Universidade Católica Portuguesa (Lisboa).

Docente e investigadora da Faculdade de Economia e Gestão da Universidade Católica Portuguesa no Centro Regional do Porto (UCP) desde 1994. Colaborou nos projectos Acreditar e Equal de experimentação de estratégias de capacitação de organizações sociais sem fins lucrativos (2004-2007).

Coordenadora executiva do projecto internacional Johns Hopkins Comparative Non-profit Sector, que realizou o primeiro levantamento sobre o terceiro sector em Portugal (2005). Co-autora da obra Sector Não-Lucrativo – Compilação de Legislação sobre as Organizações da Sociedade Civil» (2006). Co-coordenadora da Pós-Graduação em Gestão de Organizações Sem Fins Lucrativos na Faculdade de Economia e Gestão da UCP.